26/09/12

"É como se vê nos filmes..uma pessoa a passear muitos cães"

Ora nem mais! Um dog walker é uma pessoa que se vê nos filmes da TV a passear muitos cães de uma só vez. Cá na nossa terra nunca vi tal coisa. Para terem uma ideia no máximo passeei três cães em simultâneo e isto apenas aconteceu porque havia três cães na mesma casa que estavam habituados a passear juntos.

Já me perguntaram porque é que não fazia um circuito num bairro e ia recolhendo cães e passeando-os. A ideia parece luminosa.. Mas com quantos cães se dão os vossos cães? e passeiam certinho? nunca passam a trela atrás das costas para se desenrolar do rodopio dos cães? e quando um pára para fazer cocó o outro senta-se e espera?

Esta imagem é muito bonita mas nada exequível. Muito menos em Lisboa onde os cães não estão sociabilizados e na sua maioria não tolera a presença de outros cães. Por outro lado, muitos dos cães puxam a trela durante o passeio, a menos que a sua condição física já não o permita ou esteja de facto bem treinado (contam-se pelos dedos). Estou mesmo a imaginar cada um a puxar para seu lado. Para ajudar à festa aposto que se juntasse os cães de uma só rua iam-se pegar todos à conta de uma cadela.. ou uma cadela com outra cadela.. ou então na primeira mota que passasse bastava um ficar aflito com o barulho para eu cair ao chão enrolada em trelas.. :)

Como os cães-do-estrangeiro não são diferentes resta-me olhar para esta imagem e achar a fotografia bem bonita. Divagar sobre a dureza do Mr. Dog walker versus a fragilidade dos mini-cães.

Pensemos num outro aspecto para terminar: num passeio assim em grupo perde-se a individualidade de cada cão, será impossível analisar a linguagem corporal de todos os cães. Facilmente um pode ficar desconfortável com qualquer coisa, outro pode comer qualquer coisa do chão. Na trela temos um serviço dedicado e individualizado. Só passeamos cães que já estejam habituados a fazê-lo juntos. Não há cá misturas. Assim, conseguimos garantir não só a segurança, como também um passeio com total atenção ao cão, o que torna o passeio bem mais agradável.




5 comentários:

  1. Eu tenho 2 cães, e passeá-los juntos é difícil e a menina é pequena (embora terrível)agora imagino passear mais do que 2 ....

    ResponderEliminar
  2. O que eu me ri agora.... Só de te visualizar a ficar enrolada nas trelas e a cair e o festival que eles faziam.... :)))

    Mas agora a sério, claro que só mesmo nos filmes é que isto acontece!!!

    Às vezes só um é complicado, quanto mais...

    ResponderEliminar
  3. pois! eu até sinto que tenho destreza já para as trelas mas as vezes sinto-me malabarista e sim... tento evitar ao máximo não acabar enrolada ;)

    ResponderEliminar
  4. :)) passear os meus 2 já é uma aventura.... Imagino uma data deles... Medooo;)

    ResponderEliminar
  5. Tenho três passea-los juntos implica uma verdadeira aventura... A Saly é medrosa, o Tiogo também e a Beca não fica atrás

    ResponderEliminar