23/04/13

O livro que fez de mim uma Dogaholic

Hoje dia 23 de Abril celebra-se o dia do Livro!
Como tal não podia deixar de  fazer referência ao livro que mudou a minha vida e que me faz dizer:

"Olá, o meu nome é Míriam e sou uma Dogaholic!"

Como muitos donos procurei ajuda para a minha pestinha e felizmente a minha veterinária sugeriu-me fazer uma consulta com sua colega a Dra. Paula Miranda, Médica Veterinária, Etóloga. Desde essa consulta que nem eu nem a minha pixie voltámos a ser as mesmas pois fiquei a saber o que era o treino através de reforço positivo e ganhei luzes para poder gerir todas as situações que não podia resolver. Saí com uma série de referências que me ficaram para a vida e entre elas a sugestão deste livro.


Este livro é delicioso e explica como se mudam comportamentos em cães, golfinhos, gatos, maridos, adolescentes e mesmo em nós próprios!
Fiquei tão fascinada que para além da minha Pixie treinei também o chefe na altura a dar-me mais elogios ahah (verdade! ...e não usei biscoitos). 
Nós não somos infelizmente programados para o reforço positivo. Marcamos apenas o que corre mal e nunca o que corre bem. Quantos elogios damos ao nossos cães? filhos? amigos ou colegas? (faz-me lembrar o Hobbes o cão suíço que passeei o ano passado, conheçam a história aqui). 
Sendo eu já uma optimista por natureza, que gosto de ver as coisas pelo seu melhor lado, este livro foi imprescíndível para que não só visse as coisas pelo lado positivo, como também passasse a marca-las e a recompensa-las.
...e já reza a ciência, segundo o psicólogo B.F. Skinner que comportamentos reforçados positivamente tendem a repetir-se. Não são apenas coisas bonitinhas: é ciência! ..e é maravilhoso comprova-la todos os dias no meu trabalho.  

Obrigada Karen Pryor por este livro maravilhoso e por todo trabalho desenvolvido em décadas em prol do desenvolvimento do treino e modificação comportamental através do reforço positivo sem uso de força ou dor.

4 comentários:

  1. Tenho que ler este livro, ao fim e ao cabo é util para tudo. Mas gostei muito desta parte: "treinei também o chefe na altura a dar-me mais elogios ahah (verdade! ...e não usei biscoitos). "
    ahahahhaah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o livro é muito giro que explica a teoria de mudança comportamental de forma clara e simples usando muitos exemplos práticos! :)

      Eliminar
  2. Bom dia!

    Podia dizer-me onde dá consultas a Drª Paula Miranda?

    Obrigada,
    M. Andrade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode entrar em contacto com a Dra. Paula Miranda através da Página: https://www.facebook.com/H2pet

      Eliminar