23/10/12

Cinco boas razões para o cão andar (sempre) com trela

Gostava tanto que os donos que andam de forma despreocupada com os cães soltos percebessem que:
...mesmo que o seu bichicho fofo seja um paz de alma,
...mesmo que ele não faça mal a uma mosca, 
..mesmo que ele só queira brincar..

Deve-se passear sempre os cães de trela por uma razão muito simples: Segurança! 

e porquê? 
ficam aqui apenas cinco boas razões! (há muitas mais...)

1) por Segurança do bicho que passeio que muito provavelmente não vai responder a minha chamada (e a 90% dos respectivos donos também não, pelo menos à primeira. É apenas um palpite mas acho que não está muito longe da realidade.. e na verdade até me sinto meiguinha em não ter colocado dois números nove...) ah! estou a incluir aqueles donos que soltam e ficam na conversa ou deambulam a falar ao telemóvel.

2) Porque não quero que atravesse a estrada desvairado atrás da cadela com o cio (sabiam que elas também vão à rua? há muita gente que parece que não sabe..); ou do outro grandão que o está a provocar do outro lado da estrada. Ainda no outro dia fui "atacada" em segundos por Basset Hound que aposto que não era o mais rápido de Lisboa mas atravessou um jardim em segundos antes que o dono o conseguisse apanhar(!!). 

3) porque há cães que MORDEM!!! (imagem só!!) e mordem principalmente a cães pintas que vêm soltos enfiar o focinho onde não devem.. costumo dizer aos donos de cães soltos que é melhor prender o cão, se não prende.. vai acabar por aprender que se deve prender o cão quando estiver a pagar a conta do veterinário... Não ignorem aqueles pimpolhos fofos de 10 kgs ou as "raças" fofas que não são de morder.. todos têm dentes!! (mesmo os seniores com mau feitio com dentes podres..palavra que também mordem) há verdadeiros lobos debaixo da pele de cordeirinho e a minha pequena este Verão foi mordida por uma labradora com uns dentes muito afiados.. "eles andam ai" e não são de fiar..

4) Porque assim posso controlar o passeio e puxar por ele quando ele insiste em puxar e enfiar o focinho no prato dos gatos que a "Dona Rosa" preparou com tanto amor e colocou debaixo do carro: para os gatos. Ou que coma o presente envenenado que a "Dona Víbora" deixou ao lado da árvore. (quando um dia virem um gato lindão esticado ao lado de prato como eu vi a semana passada de manhãzinha, ficam enjoados para o resto da vida, garanto!)

5) Porque andar de Trela é fixe! O problema é que os donos insistem em ensinar aos cães que a trela é fixe só para sair de casa e ir fazer xixi que estamos aflitos.. mas depois do xixi dos aflitos a trela-fixe vira trela-feia e é aquela coisa má que nos prende e nos obriga a voltar para casa! Se soubessem os kms que já andei de trela com cães, os milhares de postes novos que eles cheiraram e as voltas boas que os puseram de língua de fora.. iam ver que os cães mais rotineiros conhecem o caminho para casa e guiam-nos sem puxar de volta a casa. 

Palavra de Dog Walker.

Ps: Não somos anti-cães soltos, apenas gostamos de não correr riscos desnecessários. Nos passeios da Trela e Companhia nunca soltamos os cães. No entanto: A qualquer dono dá imensa alegria soltar o cão e vê-lo correr e depois voltar para nós. Ensine ao seu cão uma chamada fiável, solte-o em zonas que lhe inspirem segurança e ainda assim: lembre-se que quando ele está solto tudo o que poderá acontecer será da sua inteira responsabilidade. Existe uma lei que obriga os cães andarem com trela e esta lei faz todo o sentido de ser cumprida. 

7 comentários:

  1. concordo com a sua opinião mas penso que faz sentido que haja um equilibrio. Não é possivel generalizar nesta questão! Cada dono e cão são um caso diferente do vizinho. Concordo consigo que há muita gente que não tem noção do que está a fazer. Há também mais uma razão para andar de trela - é obrigatório por lei.

    No entanto há alguns argumentos bastante validos para, pelo menos de vez em quando passear o cão solto.

    1º - O exercicio físico, parte fulcral na vida de um cão. Por muito que possa correr de trela, não é a mesma coisa.
    2º - A liberdade, algo que até á chegada dos seres humanos eles sempre tiveram e que valorizam muito.
    3º - o não condicionamento implica que o cão possa cheirar e conhecer novos locais, parte importante na sua sociabilização (sociabilização não tem que ser só com outros cães mas também com o meio)
    4º - o passeio em si será muito mais valorizado pelo animal. Só não o é se não tiver termo de comparação.

    A questão aqui julgo ser outra. Nem todos os animais devem ser soltos, uns por serem perigosos, outros por não terem a educação correcta e correrem risco de vida (carros, outros animais, etc). Isto significa que os donos deveriam estar melhor instruidos sobre como educar um animal equilibrado. Como é obvio, é perfeitamente utópico tal acontecer com todos os donos de cães.

    Eu no meu caso, confesso que terei de continuar a infringir a lei e passear o meu cão solto. É um border collie, é um cão de trabalho, precisa de muito exercicio e de correr. Gosta de brincar e de perseguir o seu brinquedo favorito - uma bola - e é impossivel fazê-lo de trela.

    No entanto, compreendo o seu ponto de vista e alguns argumentos fazem todo o sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que disse está muito certo e concordo mas em locais que não sejam públicos ! A minha filha tem pavor de cães porque houve alguém que andava a passear com o seu caozinho (cãozão) solto e ele achou a minha filha muito engraçada e pôs-lhe as patas em cima. Conclusão, ela teria uns 3 anos e até agora com 13 tem pavor.

      Eliminar
  2. Estou totalmente de acordo consigo que o passeio e exercício é fundamental. Aliás tendo eu uma cadela hiperactiva sei bem como faz maravilhas que ela corra, tal como explore os cheiros todos, ou que tenha acesso a desafios que puxem pela cabeça dela.

    Se todos os donos tivessem a sua dedicação não teria muito provavelmente de escrever este post. Acredito que se nos cruzássemos na rua e lhe pedisse "prenda o cão" não me ia mandar a nenhum sitio feio como já mandaram.. é uma questão de bom senso, civismo e respeito. Os bons donos sofrem por haver donos totalmente irresponsáveis que por ai andam. Enquanto Dog walker deparo-me com esta situação demasiadas vezes nas ruas de Lisboa.

    A minha cadela já foi mordida quando a passeava de trela.. apareceu uma labradora e quando olhei em volta a ver onde estava o dono foi mordida. Felizmente sem gravidade. Mas estas situações não podem acontecer. o dono como levava o filho pela mão decidiu soltar a cadela...

    Tendo cães de outras pessoas nas minhas mãos, passeando em zonas que muitas vezes não conheço os perigos que podem aparecer atrás da esquina é muito mais difícil gerir estes cães soltos. Até porque as reacções dos cães que levo de trela podem ser diversas.

    A grande maioria dos donos que solta os cães não é porque precisam de correr para gastar energias. Muitos soltam com esse objectivo, mas muitos não usam trela porque acham que o cão não precisa, soltam por pura preguiça que nem a volta ao quarteirão dão e ficam pela praceta a espera que o cão despache o que tem a fazer que já são horas.

    Conheço muitos donos responsáveis que soltam os cães. Com estes fico descansada porque sei que respeitam a minha posição e o meu trabalho quando estou com cães que não são meus e que estão à minha responsabilidade. Nestas situações afasto-me de parques onde há cães soltos e evito ao máximo cruzar-me com cães. respeito que se queira soltar o cão mas não respeito quem o leve solto sem cuidado redobrado.

    Obrigada por me ter deixado o seu comentário.
    Míriam Bettencourt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoptei um cão que apareceu na minha rua todo mordido. Passeio com ele pela trela porque ele quando vê motas, a carrinha do pão ou carrinhas de caixa aberta vai a ladrar e a correr atrás quase que se põe debaixo. Ele quando vê um cão solto fica muito nervoso e ladra muito e se ele se aproxima tenta morder. Eu penso que é por ter sido mordido quando estava abandonado. Cada vez que vou passear com ele (que é todos os dias, 4 vezes por dia) ando sempre a fugir dos outros cães que andam soltos. Isto não é vida !

      Eliminar
    2. Marisol compreendo a sua situação uma vez que passeio cães com o mesmo problema. Aconselho-a a tomar atenção aos estimulos que desencadeiam esse comportamente e que jogue com a "distância de segurança", tal como faço com os cães que passeio. Sei que não é justo termos de desviar a nossa rota por cães soltos de forma irresponsável mas pelo menos promovemos um passeio menos stressante para o cão. Veja um post que escrevi sobre esse tema: http://trelaecompanhia.blogspot.pt/2013/02/passear-anjinhos-e-demonios.html
      Se desejar pode recorrer a um profissional que a ajude e oriente no sentido de resolver o seu problema. Recomendo o Dr. Gonçalo da Graça Pereira da PSIanimal (http://www.psianimal.org/)

      Eliminar
    3. Aconteceu-me o mesmo que à Marisol a semana passada.
      A conversa é sempre a mesma, ele não faz mal.
      A verdade é que a criança levou com o cão em cima e caiu desamparada no chão.
      E querem saber o que fez a dona quando finalmente conseguiu controlar o animal?
      Fugiu.
      Nem desculpa pediu.
      É lamentável, sobretudo porque a zona da Damaia de Cima é pequena como uma aldeia, e são os nossos próprios vizinhos que se comportam desta forma, como se não soubéssemos perfeitamente quem eles são.
      E o pior é que, seja a que horas for, há sempre uma matilha ao virar da esquina sob o olhar desatento dos donos que se agrupam ao largo em cavaqueira.
      Não tendo a criança tido mais que uma nódoa negra no rabo e as mãos esfoladas, espero agora que não haja sequelas psicológicas, até porque o nosso melhor amigo já está com uma certa idade e começa a precisar do carinho de todos aqui em casa.
      E o sr. Piedro que me perdoe, mas ter cães em casa que "precisam de muito exercício e de correr" sem ter um sítio próprio para o efeito e achando que é no espaço público que o deve fazer é, no mínimo, uma bizarria.
      E depois usar de argumentos como liberdade, condicionamento... Esquecendo a velha máxima que diz que a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros, parece-me um pouco hipócrita, não?
      Tudo isto é de uma falta de civismo que nos transporta para passados negros que achávamos ultrapassados.
      Nem vou falar dos dejectos que ficam espalhados pelas ruas nesta "procura de novos sítios para cheirar, importantes para a sua socialização" que raramente preocupam os donos de cães soltos.
      Pois não é esse também o significado de liberdade? Poder defecar por todo o lado, atirar tinas de água suja pela janela e outras coisas que tais?
      De quantas gerações precisaremos mais para sermos um povo minimamente civilizado?

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar