25/02/13

Não sou (nem quero ser) Líder da Matilha!

Olá o meu nome é Míriam Bettencourt, criei a Trela e Companhia e não preciso de ser o líder da matilha! ;)

Aqui na Trela juntamos a nossa voz a estes MESTRES com quem aprendemos tanto! 

"Na conferência Woof em Inglaterra juntaram-se uma série de personalidades do mundo canino. Desde desportistas, a comportamentalistas, treinadores e cientistas. Todos juntos para aprender, partilhar e tornarmos-nos melhores nas nossas profissões. 

Um dos aspectos que nos une está descrito neste video, que diz, unindo tantas vozes, "Eu não preciso de ser o líder da matilha". 

Com este iniciativa queremos fazer aqueles que ainda consideram importante serem líderes da matilha ou alphas do seus cães pensarem...se tantos profissionais qualificados não precisam de ser o líder da matilha, será que eu preciso?

Remember Stay Positive!"
por It's All About Dogs



Quem aparece neste vídeo são só dos maiores mestres que estudam e trabalham com cães! 
Com eles aprendo e vi comprovada que a "Teoria da Matilha", que ainda tem tantos fãs está ultrapassada.  

Procurem a Ciência. 
Para treinar cães não é preciso força apenas cabeça.

20/02/13

passear anjinhos ou diabinhos

Ter animais que não são nossos nas nossas mãos é uma enorme responsabilidade. Os dog walkings da Trela não são feitos de forma descontraída como quando saio para passear com a minha cadela.  Tenho de estar sempre com atenção ao que se se está a passar à minha volta.

Isto é muito importante, porque na Trela e Companhia procuramos evitar correr riscos desnecessários para garantir a máxima segurança. Acidentes acontecem em meros segundos e é fundamental ter atenção a todos os detalhes. Quem achar que passear cães dos outros é andar por aí a "lourear a pevide" de trela de mão está muito enganado.

Em primeiro lugar, falamos com os donos a priori, para saber o que os cães não gostam ou não os faz sentir confortáveis: motas, outros cães, carros do lixo, pessoas com chapéus, óculos escuros, muletas, guarda-chuvas..etc etc.

Depois damos sempre o benefício da dúvida e lugar à cautela. Quantas vezes os donos dizem "ah.. o meu bobi é um querido, uma paz de alma.. não faz mal a uma mosca" e depois saímos a rua com ele e o anjinho de quatro patas mostra bem os dentes a qualquer coisa que não gosta.. pois é. O seguro morreu de velho e é ver para crer. Nunca sabemos quando sai a fera debaixo da pele de cordeiro. O contrário também acontece! "ah o meu cão é uma fera, tem muito mau feitio e sai de casa pronto para morder a primeira pessoa que passar na rua" e depois o que encontramos é um cão que precisa de distância porque é inseguro ou reactivo a outros cães/coisas. Mas na verdade a "fera" passeia lindamente connosco quando temos os devidos cuidados.

E estudar comportamento animal ajuda pois sabemos ver o que desencadeia os comportamentos e a saber como lidar com eles. O sucesso de um bom passeio acontece abaixo do treshold e gerimos os passeios com base na distância :)

Sempre que passamos o treshold e o cão desata a ladrar, rosnar, puxar na trela. Só há uma coisa a fazer, afastar-nos do estímulo que provocou tal reacção e focar o cão noutra coisa o mais rápido possível. Porquê que tenho normalmente biscoitos no bolso? para dar sempre que necessário e quando eles se portam bem. E neste caso o portar bem é muitas vezes é premiar o cão por vir comigo quando mudo de direcção, o chamo e peço para olhar para mim. Dar-lhe um biscoito é a recompensa por responder ao comportamento que lhe pedi, a "desligar-se" do estímulo e a focar-se em mim. Os cães não têm ligação nenhuma comigo, por isso pergunto sempre aos donos se posso dar-lhes biscoitos ou ração nos passeios. de forma simples vamos criando ligação com os cães sempre baseada no reforço positivo.

Adoramos passear e os cães ainda mais. Por isso é que é importante promover um passeio sem stress para o cão.
A cara boa deles quando chegam a casa de língua de fora direitinhos à tigela da água.. esse é o nosso objectivo!
Dog trainning illustrations http://doggiedrawings.net
Behavior Adjustment Trainning http://ahimsadogtraining.com

18/02/13

Chegar a casa e ter bichos à nossa espera

Não há dúvidas que não há nada melhor que chegar a casa e ter bichos à nossa espera.
Ter cães aos pulos (ou a controlar-se para não pular..), caudas a abanar violentamente, gatos a pedir festas, a ronronar de alegria, a miar para pedir colo, atenção ou comidinha que a taça está quase vazia :)

Quantas vezes duas mãos não chegam para dar festas?

Se custa fechar a porta na hora de ir embora (e não podemos pensar muito nisso) o melhor é pensar que quando regressarmos, mesmo que seja mais tarde do que desejemos, eles vão estar a nossa espera e fazer uma grande festa.

E naqueles dias que nos arrastamos, chateados com qualquer coisa? 
Chegamos a casa e tudo que nos atormenta esvai-se! Melhor ainda é pegar na trela e levar os problemas a passear. Após a volta ao bilhar grande deixamos para lá de "cascos de rolha" os problemas e voltamos mais leves e mais felizes.

É isso que faço sempre que chego cansada ou aborrecida.. chego e a recepção da Pixie dá-me vontade de voltar a sair de trela e quando volto sento-me no sofá a aproveitar o ronron das gatas. 

Remédio Santo!


14/02/13

A Trela na Companhia da Revista Sábado

Na semana de 14 a 20 de Fevereiro, a Revista Sábado publicou um Suplemento Tentações dedicado aos amigos de quatro patas. Entre vários temas abordou o pet sitting e falou com a Trela. 
Perguntámos aos donos do Paco e Guga se os podíamos levar a passear com o fotografo da Sábado e lá fomos mostrar como era o Dog Walking e Pet Sitting.

Obrigada à jornalista Inês Lopes Gonçalves pela oportunidade, ao Fotógrafo Ricardo Pereira e aos donos por mais uma vez alinharem neste passeios mediáticos.

Vejam outras vezes em que estivemos na Companhia dos Media aqui.