05/05/13

Fórum criar com bem-estar

Hoje estive no Fórum "Criar com Bem-estar" organizado pela PSIanimal - Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal, em parceria com o Clube Português de Canicultura (CPC).

Como oradora principal tivémos Jolanda Pluijmakers, Médica Veterinária com PhD em Comportamento Animal, que falou de temas tão importantes como “Porque é que os cães devem ter cauda e orelhas?!”, “Condições necessárias para criar: do conceito de criação amadora aos requisitos
ambientais” ou "Enriquecimento Ambiental para Cães e Cachorros”. Tenho sugerido aos donos mais estimulação mental para os seus cães e gatos durante a sua ausência, por isso gostei imenso das intervençoes da Dr. Jolanda. Apontei imensas referências para explorar, uma vez que estes temas interessam-me muito.

Posteriormente vimos um documentário impressionante sobre as Puppy Mills, seguindo-se de uma mesa redonda com membros do CPC, PSIanimal, DGAV (Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária), APMVEAC (Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia), com moderação da editora da Revista Veterinária Actual.

Enquanto pet sitter entro em casa das pessoas e sinto muitas vezes que os profissionais do "Mundo dos Cães" continuam muito longe dos donos que carecem de informação actualizada, pertinente e ajustada às suas necessidades. Como em todas as áreas há bons e maus profissionais mas sinto que os Médicos, Veterinários, Criadores, de Pet Shops, Treinadores, Voluntários nas Associações e Pet sitters como eu, temos uma responsabilidade acrescida em orientar os donos no sentido de promover o bem-estar aninal.

Há muita gente a comprar cães na internet, oriundos de puppy mills, ou em criadores (de "c" pequeno, de garagem ou "criadeiros") que vêm já "com defeito". Os donos continuam a ser mal orientadas por  profissionais, comprometendo a saúde física e mental dos seus animais. Ir buscar um cachorro, dar-lhe as vacinas não chega. Em muito boa casa vivem cães fechados em cozinhas, varandas ou casas de banho horas a fio, completamente sozinhos, aborrecidos e negligenciados. Preocupamo-nos com a saúde, genética e prevenção de doenças mas ainda se fala pouco aos donos de sociabilização, estimulação mental, treino e exercício, entre outros temas fulcrais para o bem-estar animal.

Sei que há um caminho a percorrer no que toca ao bem-estar animal em Portugal, por isso felicito a PSIanimal pela iniciativa e trazer a discussão para cima da mesa. Espero que aos poucos o nosso país vá encurtando a distância que temos de países mais desenvolvidos na área.

Da minha parte continuarei empenhada dando o meu singelo contributo junto daqueles com quem vou contactanto. Não deixem de acompanhar a PSIanimal no facebook (clicar aqui) onde podem encontrar diversos conteúdos bem interessantes.


2 comentários:

  1. Só se pesquisei mal, mas não achei muito interessante a Psianimal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode conhecer melhor a PSIanimal no site: http://www.psianimal.org/ e no facebook: https://www.facebook.com/psianimal
      Tenho boas referências, nomeadamente dos artigos, entrevistas e outras intervenções do Dr. Gonçalo da Graça Pereira.

      Eliminar