Normalmente nos dogwalkings se puxam eu páro ou mudo de direcção, incentivando-o a vir comigo.
Puxar na Trela é um comportamento natural para o cão. Se andarmos vamos reforçar esse comportamento incentivando o cão a puxar na trela quando passeia.
A ideia é conseguir que o cão passeie connosco sem tensão na trela. Fazer do passeio algo agradável para nós e para eles.
Sinceramente acho que os cães aprendem bastante rápido a dinâmica e aos poucos vão-nos acompanhando melhor.
Se puxam não ando.
Se andam sem esticar a trela, andam mais.
Vão até mais longe, recebem elogios ou jantam, caso leve a ração deles comigo para dar na rua para usar como recompensa.
É essencial ter pachorra e para cães que puxam muito na trela nada como um passeio em "slow-motion", sem stress, sem ralhar os cães acabam por perceber que se puxarem não vão a lado nenhum... começamos bem devagarinho e aos poucos ganhamos ritmo :)
Infelizmente as pessoas complicam muito, usam técnicas erradas como esticões, recorrem a estranguladoras, coleiras de choque ou enforcadoras de bicos que são muito dolorosas para o cão. Para cães-tratores existem peitorais de prender a trela a frente que ajudam muito, sem magoar o cão que quando puxa é contrariado pelas leis da física pela trela presa na frente. Usar um peitoral destes é como conduzir um carro com direcção assistida ;) http://dogswish.pt/shop/halti-harness-sml/
Infelizmente há muitos cães que por puxarem na trela, os donos não têm pachorra para os passear e acabam fechados em terraços, varandas sem nunca passearem. É muito, mas muito triste e ainda bastante comum.
Como Dog walker sei bem como é bom permitir que um cão aproveite o passeio! Farei tudo o que puder ajudar para melhorar os passeios dos cães neste país. ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário