19/10/14

IV Congresso da PSIanimal

Este ano tive a alegria de participar no IV Congresso da Psianimal.
Passei um fim-de-semana muito bom em Sintra a aprender sobre comportamento de cães, gatos e mais animais de companhia como iguanas, dragões barbudos, cobras, tartarugas e porquinhos da Índia, durante estes dois dias de congresso da PSIanimal.

Há coisas que são comuns em todos: enriquecimento ambiental, estimulação mental e treino baseado em reforço positivo! É isto que também promovemos nos nossos Pet sittings  ...E melhor de tudo é saber que já contribuímos positivamente para um maior bem-estar de alguns cães e gatos que nos passam pelas mãos.

Não quisemos deixar de pedir ao Presidente da PSIanimal, Gonçalo da Graça Pereira para nos deixar alguns comentários sobre o Congressos deste ano e perspectivas futuras.

Qual o balanço deste IV Congresso da PSIanimal?

Ano após ano a família PsiAnimal cresce. O interesse pela Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal aumenta em várias direcções... não apenas veterinários, mas muitos outros profissionais (treinadores, biólogos, antropólogos, psicólogos, zootécnicos, entre outros) e estudantes, juntaram-se neste nosso Congresso para discutir o caminho da Medicina do Comportamento e a Terapêutica quer em cães e gatos, mas também nos novos animais de companhia. Sentimos que cumprimos mais um passo nesta nossa missão.

Sente que as questões de comportamento estão a ganhar relevância junto dos Médicos Veterinários, outros profissionais da área e cuidadores? 

Sem dúvida. Os tutores dos animais procuram respostas a perguntas que formulam no dia-a-dia, que todos os profissionais da área (não apenas veterinários) precisam saber responder.

Quais os objectivos da PSIanimal até ao próximo Congresso?

Muitos.... Temos muitas tarefas para além do Congresso, que temos vindo a adiar devido ao facto deste ano que está prestes a terminar ter sido recheado de acções de formação. Este ano iremos ter menos acções de formação, mas iremos tentar atingir outras metas a que nos propusemos. Nomeadamente na edição de material de apoio e desenvolvimento de uma possível bolsa de estudo. Vamos ver o que conseguimos..

Aqui na Trela estaremos sempre atentos ao trabalho da PSIanimal. Não pos deixem de acompanhar no site e Facebook:

http://www.psianimal.org/
https://www.facebook.com/psianimal


Sem comentários:

Enviar um comentário