26/12/14

Nervos de Aço

Ser mãe de cachorro é sem dúvida uma das coisas mais maravilhosas do mundo.
Tão bebé, tão fofinha e engraçadinha nho nho nho... MAS... (Há sempre um "mas" na vida), é preciso ter muita pachorra. 

Por isso recomendo cães adultos a muita gente que me vem falar a dizer que quer um cão, ou que lindo que ver a pepita também lhes dá vontade de ter um cachorro... Eu sou uma pessoa bastante paciente, optimista e muito compreensiva com os cães e para as suas “coisas” de cão. Mas digo-vos que é preciso ter pachorra. Muita! E daquilo que conheço das pessoas que têm cães, muitos não estão preparados, nem têm a disponibilidade mental e de tempo para cuidar um cachorro.

Os cachorros são fofinhos. Muito.
Mas também têm muita energia e pilha para gastar! Muita!
Fazem muitas cachorrices! A toda a hora! Excepto quando dormem J
Qualquer cachorrinho vai ter picos de energia e em 3 segundos vira de fofinho a piranha-que-morde-tudo-e-todos.

Eu tenho muita pachorra mas reconheço que felizmente aprendi como lidar com estes pestinhas. E assim fica tudo muito mais fácil.

Estou na cozinha com a Pepita.
Entra em modo “Loucura, excitação total! Uhhuuuhhuuu”.
Brincamos com os brinquedos proprios de morder.
Mas eis que me mordisca. Ouch!!  
Digo Auuu e saio da cozinha onde estávamos e deixo-a lá.
Começa a choraminguice do cão sofrido e abandonado.  
Aguento cá fora de nervos de aço e só volto ao seu encontro quando está caladinha e sossegada.
Custa. Custa pois! Mas tem de ser assim.

É preciso não ceder NUNCA. E assim, ela aprende várias coisas muuuuito importantes:

1)    Quando mordo na mãe acaba a nossa interação e ela vai embora. A mãe é muito mariquinhas. Não pode levar uma trinca com mais força.
2)    Choramingar não adianta que ela não volta. Mesmo quando começo a choramingar mais alto ou durante mais tempo. (aqui é preciso ter nervos de aço e saber controlar a vontade de dizer um “Shiuuuuu!! Tá caladinha!”, assim como controlar quem também vive lá em casa que também tem de passar a ter nervos de aço.)

Morder e choramingar são dois comportamentos que nos podem levar a perder a pachorra rapidamente. Nem sempre estamos com disposição, há momentos em que o pavio está mais curto.

MAS...
se cedesse ela iria achar que morder era um comportamento normal a ter com pessoas.
Muita gente não tem cuidado com isto (“ah é cachorrinho não tem mal”...) mas depois eles crescem, continuam a fazer o mesmo e deixa de ter graça, magoa e ralha-se (!) injustamente por algo que sempre permitimos ao cão fazer... Não está certo isto.

Os dentinhos da piranha!
Na verdade, a Pepita quando me mordisca nem me magoa (excepto aquela vez que em vez de trincar a tira de coro mordeu o meu dedo com força e quase vi estrelas!). Quero continar a ensinar-lhe que morder os humanos não é um comportamento adequado. Se me morde acabo qualquer interacção com ela. Noto que com o passar das semanas ela também já fica mais crescida e já percebeu isto e já sabe que é muito melhor ter a mãe por perto que vê-la ir embora.

Quanto ao choramingar estamos numa fase engraçada. A espertalhona entendeu logo que chorar não me trazia de volta. Então sempre que me vê fica caladinha. (muitos cachorros saltam, guincham.. e se as pessoas aparecem e interagem com eles esta estratégia funciona, por isso vão continuar a pular e guinchar para chamar as pessoas).

A Pepita ouve o despertador de manhã e começa a choramingar (tipo: estou aqui! Venham brincar comigo! Já vos ouvi!). Quando sente o nosso movimento a aproximarmo-nos cala-se. Só passo no corredor quando está caladinha. “Bom dia Princesa!” ...eis que apareço e lhe dou muitos beijos!  Ai explode coração! Tão bom um cachorro ultra-feliz de cauda a abanar e a dar-nos beijos!!

Assim aos poucos a choraminguice piegas vai ficando menos insistente e mais curta.
Ignoro e peço que lá em casa todos ignorem. Ignorar significa: Não falar, não olhar, não fazer nada. Sair do campo de visão ajuda.
Quando começa o silêncio. Contar até 10 e aparecer.
Não é fácil. Não. Não é. Mas ninguém disse que iria ser fácil.

Mas depois à medida que vão crescendo eles vão aprendendo! E isso é o melhor reforço positivo que temos para o nosso esforço de auto-controlo :P

O outro dia sai de perto dela depois de uma mordiscadela e saí do campo de visão dela e fui fazer outra coisa.
De repente comecei a ouvir um grande chinfrim e fui espreitar pé-ante-pé.
Vejam o espectáculo com que me deparei!
Adoro a Gata que devia estar a pensar “estes cães são tontinhos de todo!!”



Fiquei feliz! A minha pequena estava sozinha mas está entretida.
Aprender a estar sozinho é fundamental e imprescíndivel em qualquer cão.

Sem comentários:

Enviar um comentário