09/10/12

Como Estragar uma Folga da Dog Walker...

Depois de um fim-de-semana grande cheio de passeios com os nossos amigos de 4 patas:
Hoje é dia de Folga na Trela! :)

O que significa que tenho mais tempo e genica para passear a minha Pixie!
Cheguei a casa já ansiosa para me vestir "à paisana", pegar na trela e sair com a melhor peste do mundo:
a minha Pixie! :)

Biscoitos num bolso, sacos de plástico noutro, chaves de casa no terceiro bolso e o telemóvel no bolso que ainda sobra! (adoramos calças de ganga com bolsos para tudo!) Pixie já aos pulos! Bora lá!

Aquecemos motores e atiramo-nos ao caminho. Xixi comprido (sim ela é daquelas que só faz um mas daqueles grandes), mais uns metros: cocó, tira saquinho do bolso, apanha o presente e oferecemos ao caixote do lixo mais próximo. Simples! Sai automático, já nem se pensa na coisa.. agora vai ser sempre a andar..

Um pouco mais a frente chegamos a uma praceta sossegada com imensos carros mal estacionados no meio da estrada e lembro-me de fazer um dos nossos jogos :)

Solto a minha Besnica - só porque é a minha porque nunca solto cães que não são meus -  e digo: "vai lá!"
"iuupii tantos cheiros! tanta coisa para explorar" e enquanto a pequena está distraída eu afasto-me sorrateiramente e escondo-me atrás de um carro. "Pixie!....(assobio)" chamo por ela escondida.
ela corre doida "a dona?" passa perto e não me descobre... (novo assobio) corre mais rápido e lá dá comigo atrás do carro! Eh grande festa!!! muitas festas "Linda! que linda encontra a dona!" biscoito, mais festas agarro na coleira e dou mais biscoito! ..e depois "vai lá!" e recomeçamos a jogar as escondidas.

Comecei a jogar as escondidas para melhorar a chamada da minha peste... se ela me visse do canto do olho  dizia um "'tou-te a ver mas isto aqui tá-me a cheirar mais interessante" então tive de aumentar a motivação da coisa e tornar mais divertido.. descobri que ela gostava de jogar as escondidas e à apanhada e normalmente é um dos passatempos das folgas. Já sabem se um dia virem uma maluca a "fugir" de uma cadela a correr as voltas de um carro... é bem provável que seja eu naquele dia que decidi jogar a apanhada com a minha cadela..

Se têm confiança e uma boa chamada que vos permita soltar o vosso cão (sempre num sitio com segurança) experimentem que é divertido :)

Estava alheada de tudo, feliz na minha brincadeira de criança... quando a esconder-me piso uma coisa mole e  pára tudo.... Oh não! outra vez!? Porquê senhores? Eu que passei o fim-de-semana a apanhar os cocós da minha e dos outros todos, porquê que no meio de um passeio piso o presente de outro cão, que outro dono idiota, não teve a amabilidade de apanhar e oferecer ao caixote do lixo! alguns impropérios depois... a brincadeira dá lugar a uma dança do arrasta o pé.... limpa no passeio, limpa no tufo de ervas daninhas... não choveu não há poças de água para ajudar... arrasta o calcanhar o mais possível para limpar ao máximo...

Chamo a pixie.. faço mais festas, ponho a trela, dou mais biscoitos.. e volto para casa a arrastar o calcanhar e a rosnar o caminho todo de regresso...

É tão injusto! A contar pelas vezes que fui vítima da cabeça-de-caca dos outros donos já devia ser rica!!!
quem inventou essa treta que pisar cocó de cão é sinal de dinheiro... foi só para as pessoas tentarem acreditar que podia haver alguma coisa de positivo neste infortúnio...

Chego a casa com um pé descalço e um ténis mal-cheiroso (cheira sempre pior quando estão atolados na sola dos ténis..) e depois... castigo...já tentei todas as técnicas e agora a que me parece mais eficaz é a dos cotonetes para a precisão entre os altos e baixos das solas dos ténis todo-o-terreno... e toalhitas de bebé que cheiram bem como diz qualquer mãe limpa tudo num instante!.... Alguma técnica que queiram partilhar para ultrapassar melhor este castigo?

Odeio, irrita-me profundamente, revolta-me e deixa-me fula!
Quero viver num país civilizado!
Quero gozar a minha folga, jogar a apanhada com a minha Pixie e não ter de acabar de castigo a limpar os ténis!

POR FAVOR: apanhe sempre o presente do seu cão e ofereça-o ao caixote do lixo mais próximo.
Eu e toda a gente deste mundo que circula na via pública agradecemos.

Sendo que sou dog walker devo ser das pessoas que mais cocós apanha por mês em Lisboa! Por favor eu já apanho a dose que me compete.. não me obrigue a chegar a casa furiosa por ir, sem culpa alguma, outra vez para o castigo!

Se precisa de mais informação, veja aqui as dicas de uma campanha do cão aos quadradinhos no Brasil:
http://www.caoemquadrinhos.com.br/CaoEmQuadrinhos_PHPs/uploads/FLYERDICAS.pdf



3 comentários:

  1. Saquinho do cócó devia ser item obrigatório de qualquer dono de cão, é uma vergonha não apanharem os dejectos e fingirem que ninguém viu enquanto caminham "disfarçadamente" com o cão.
    Temos "minas caninas" espalhadas por toda a Lisboa infelizmente.

    Saudações caninas,

    André Moreiras
    Passos Caninos

    ResponderEliminar
  2. Olá Trela e Companhia, ando há uns tempos a ver o teu blog e quando li este post n resisti a comentar!
    Sou recém dona de um cachorro e quando saio a rua também vou munida como tu! Ele é sacos de cocó, ele é biscoito, ele é agua, tudo! Só não o solto como soltas a Pixie porque tenho medo que me fuja e o Charlie não está tão treinado embora gostasse de o conseguir fazer para ele soltar energias.
    Não coisa que me irrite mais na minha zona que umas "cagadelas" gigantes quase mais parecem de cavalo que os cães de um vizinho fazem e que ficam ali para o próximo pisar! É realmente irritante! Não é difícil apanhar, primeiro pode fazer impressão, mas é tão rotina que se torna básico e boa educação.
    Tenho pena que estes tipos não sejam apanhados em flagrante e não sejam punidos. Será que é obrigatório por lei?
    Vou contanto as nossas aventuras em nosemaiscaes.blogspot.pt :)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Eu já ofereci um saco a uma velhota que "não tinha reparado o seu mini cão tinha feito cocó..." mas aparecem umas granadas grandes que não são de mini-cães passeados por gente de mais idade.. se eu um dia apanhar uma pessoa de saúde para passear o cão sem saúde para apanhar o presente... passo-me dos carretos de certeza!!

    Nós é mais cães (não sei o nome), eu recomendo sempre treino, com base no reforço positivo, que faz maravilhas aos cães. Quando a minha peste era mais pequena usava uma trela de 5 metros para brincar com ela em segurança na rua. A chamada é muito importante e podemos treinar todos os dias! chamamos e recompensamos com coisas boas, festas, paparoca, uma ida a rua, biscoitos, jogos divertidos. Nunca chamar o cão para ralhar com ele, ou chamar o cão para o prender e ir embora para casa.. ele assim "fica surdo" e não ouve a chamada ;)

    ResponderEliminar