15/09/14

Será que alguns donos têm coração?

"Gostaria de saber quanto custaria levar a passear um cão já com 13 anos, muito dócil devido à idade, que já a vê e ouve mal, umas 2/3 vezes por dia para fazer as necessidades, dar de comer 1 vez ao dia e mudar a água, por um período de 18 dias?" - Ás vezes recebo alguns contactos (infelizmente mais frequentes do que gostaria) que me fazem esbugalhar os olhos, cair o queixo e ler várias vezes a ver se entendi bem.

Não fazemos pet sitting a cães sozinhos por mais de  cinco dias  (ver post: quantos dias aguenta um cão sozinho) que pela nossa experiência sem companhia, começam a ficar mais tristes e mais ansiosos por não terem o contacto com pessoas. Os cães são seres sociais e adoram estar connosco. Precisam disso. Se não pode estar com o seu cão mais vale repensar nas razões porque tem um cão. 

Para além do mais a atenção dos donos, interacção com eles é tão importante como as idas à rua "para fazer as necessidades" ou dar de comer e trocar a água. Que vida levou este cão para que ao final de 13 anos o dono ache aceitável deixa-lo sozinho por um período de 18 dias? Nem quero pensar.

Felizmente a maior parte dos donos stressa por deixar os cães umas horas, ou um fim-de-semana, e ficam mais descansados quando recebem as fotos dos pet sittings depois das visitas com os cães sorridentes e de língua de fora.

"Então e se tiver mesmo de se ausentar por 18 dias ou mais?"
Nestes casos recomeçamos pet sitting de internato onde estão sempre acompanhados.  Podemos dar algumas opções de colegas que disponibilizam este tipo de pet sitting. Ou sugerimos a colaboração de um familiar ou amigo que fique com o cão ou vá passar uns dias a sua casa. Quantas vezes os cães vão para casa das "avós" e nós vamos lá ajudar nos passeios? Soluções existem basta procurar a melhor opção.

Recordo também um telefonema de uma senhora que tinha mesmo de viajar por 4 semanas em trabalho (perfeitamente natural que aconteça), e precisava que lá fossemos visitar a gata uma vez por dia e de 15 em 15 dias leva-la ao Veterinário para ela continuar o tratamento de quimioterapia que estava a fazer. Na altura estava a fazer quimioterapia com a minha Pixie e lembro-me de ter ficado parva com a proposta. Disse à senhora que não poderia aceitar este pet sitting e sugeria que a gatinha ficasse ou acompanhada por alguém ou em último caso internada. Não tomo conta de gatos sozinhos por mais de 10 dias (quando são dois ou mais fica mais fácil), muito menos num caso em que a gatinha inspira cuidados de saúde. Nem sou capaz de aguentar a ansiedade de um dia para o outro. Será que está bem? será que aconteceu alguma coisa? um gato saudável dorme, brinca, come, nós entendemos isso quando os visitamos. Mas num caso destes é fundamental haver um maior acompanhamento. Nem vejo as coisas de outra forma.. Acreditam que a senhora ficou ofendida por não aceitar não fazer o pet sitting? Para mim não há nada mais importante que o bem-estar animal e sou incapaz de aceitar um serviço onde algumas coisas, que para mim são essenciais, não estão garantidas.

Na verdade estas situações partem-me o coração.
Será que estes donos têm coração? no mínimo um de pedra.. e fico triste só de pensar a vida que estes bichinhos levam com donos de tal forma descuidados com seu bem-estar.


Sem comentários:

Enviar um comentário