03/01/15

Manuseamento para ajudar o Veterinário e não só!

Algo super importante é ensinar o nosso cachorro desde pequeno a sentir-se confortável quando manuseado. 

O facto do seu cão gostar de festas não significa que gosta ou que se sinta confortável quando manuseado. E não julgue que isto é menos importante que a sociabilização a pessoas e a outros cães. O sentir-se confortável quando tocado pelas mãos de alguém pode ser fundamental na vida do seu cão. 

Quando a Pixie foi cachorra não fiz nada do que estou a fazer com a Pepita. Logo quando tivemos infelizmente de começar a por-lhe cateteres nas patas, a dar-lhe injecções de quimioterapia e a ser apalpada num exame médico, sei que teria sido mais fácil para ela se ela se sentisse confortável ao ser agarrada e manuseada. 

E não precisamos de ir tão longe, como pet sitter já aconteceu algumas vezes ter de tirar um coco pendurado por um fio de cabelo ou de erva do rabo de um cão.. Não é algo que eles gostem e invariavelmente resmungam. Ou quando lhes entra um pico nas patas (principalmente quando são peludos..) ou quando temos simplesmente de lhes limpar a terra/lama das patas. Qualquer pessoa tem vantagens em ensinar o cão a ser manuseado. Aliás quando estamos com aqueles cães bonzinhos que deixam fazer tudo percebemos a maravilha que é  poder ter um cão que confia ou está confortável o suficiente para nos deixar mexer nele.

Por isso dedico algum tempo ao manuseamento da Pepita. De uma ponta a outra: patas, unhas, almofadinhas, perninhas, coxas, cauda, rabo, orelhas, boca e dentúça, mexer na barriga nas costas, agarrá-la e manuseá-la de uma ponta a outra. 

Não é de todo um exercício fácil para um piolho eléctrico que vira piranha ás vezes. Quem tem um cachorro sabe bem que agarrar nele não é tão simples como parece. Por isso é importante trabalhar nesta tarefa para que gradualmente fique um pouco mais fácil. 

Aproveitamos quando estão mais molinhos. Vamos fazendo manuseamentos simples, fazendo sempre associações positivas. E gradualmente à medida que o cachorro vai estando mais confortável vamos aumentando o critério. 

Apenas vos digo que como notei que a pepita não adorava ser manuseada e fui fazendo gradualmente o manuseamento. Quando fomos as vacinas reparamos como a pulguinha esteve bem mais sossegada e confortável com as vacinas e exame médico :)

Boa Pepita!

Continuamos a fazer estes exercícios e pedimos ao resto da família e aos amigos que o façam :)

Dar o jantar enquanto fazemos o manuseamento das patinhas

unhas, orelhas, cauda e dentuça!

olhinhos de sono e totalmente relaxada depois :)


Sem comentários:

Enviar um comentário