21/04/15

Estranguladoras NÃO!!!

Odeio Estranguladoras.
Sim odeio mesmo. E sei do que falo.

A minha Pixie também puxava imenso na trela. Sei bem o drama do que é não conseguir passear o nosso cão que puxa imenso, que se esgana e que nos arrasta e dá esticões que parece que nos arrancam os braços.

Quando não sabia nada de cães também pus a maldita estranguladora de metal na Pixie. Algo que não me orgulho agora mas essencial para que hoje pudesse estar a escrever-vos. A Pixie puxava na mesma de estranguladora e continuava a descer a rua a esganar-se toda. Até ao dia que puxou de tal forma que me partiu uma estranguladora. Partiu. Fiquei com a estranguladora partida no fundo da trela e a Pixie a correr solta.... fui à procura de alternativa.

Felizmente a Pixie nem usou muito tempo estranguladora.
E eu decidi encontrar outra alternativa depois desse dia. treinei-a a andar ao meu lado com clicker e mais tarde descobri uns peitorais maravilhosos de prender à frente.

Hoje sei, porque estudei sobre o assunto, que as estranguladoras só funcionam quando causam dor suficiente para que o cão a queira evitar. Ou seja, se o seu cão usa estranguladora e continua a puxar na trela é porque você não o está a magoar o suficiente. Se não aleijar o suficiente o cão vai-se habituar à estranguladora, e vai continuar a puxar. Vai também arranjar lesões na traqueia e na coluna, e você vai continuar a dar cabo da saúde do cão e também da sua! Deixe de ser cruel e livre-se dessa estranguladora.




O que mais me custa é ouvir pessoas a dizer que não lhes dói, que é só um aperto, um toque, uma chamada de atenção... (Ai gente bruta que não quer entender!!)  Dói sim. Se não doesse não funcionava nos cães.

Repito: Estranguladoras só funcionam quando dói e o cão não puxa na trela porque não quer sentir e quer evitar a dor provocada pela estranguladora.

Se querem usar estranguladoras ao menos aprendam a única foram que esta deve ser usada no vídeo em baixo.

Felizmente existe solução e qualquer cão pode aprender a caminhar na trela.
Para além de treino (force-free training) pode já mandar essa coleira fora e mandar vir um peitoral destes de prender a frentehttps://www.lojadocao.pt/peitoral-sense-ation 

Párem de enforcar os cães! Pode ser?

Fico muito feliz sempre que consigo que um cão deixe de usar estranguladora.
Já foram alguns desde que criei a trela :)

1 comentário:

  1. Boa, Míriam! Vamos ver se um dia (espero que em breve!) as pessoas aprendem. Bjim

    ResponderEliminar