20/03/13

Puxas menos, andas mais!

Feijão - Dog Walking 

Este é o nosso amigo Feijão!
Labrador-tractor cheio de energia que com o dono a trabalhar fora do país conta sempre que é preciso com a nossa companhia para segurar a trela.

O mais engraçado é que com toda a pachorra a nossa equipa conseguiu ensinar o Feijão a tirar mais partido dos passeios. Ensinamos a este torrão de açúcar que "se puxares menos, andas mais!" Isto tudo sem esticões, sem estranguladoras e sempre sem ralhar. O dono quando veio a Portugal notou diferença e ficou bem contente porque o Feijão está mais calmo nos passeios.

Temos experiência de trela na mão, know-how técnico e sobretudo pachorra e gosto para que todos os passeios com a trela sejam agradáveis.

...E quem é que no seu perfeito juízo não derrete com estes olhos doces e sorriso de língua de fora?
Ficámos totalmente conquistados com este menino!

3 comentários:

  1. Que sorridente que ele está!
    O meu yorkie é 3x mais pequeno, mas tem o mesmo problema. Creio que fui eu que criei essa situação ao usar durante muito tempo uma trela extensível de 3 metros. Recentemente, comprei uma trela mais curta e, volta e meia, noto que funciona e ele vai mais acertado com o meu passo, mas outras vezes, ele continua a puxar tanto pela trela que quase sufoca no dorsal. Alguma dica?

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Seria mais fácil mostrar-lhe mas o ponto essencial é ensinar o cão a gostar de andar ao nosso lado. Normalmente nos dogwalkings se puxam eu páro ou mudo de direcção, incentivando-o a vir comigo. Ralhar com o cão, dar esticões/puxões não só não resolvem o problema, como podem gerar problemas de reactividade quando estão de trela, ou mesmo danos físicos como lesões na coluna, por exemplo.
    Ter pachorra e fazer do passeio algo agradável para nós e para eles. Sinceramente acho que os cães aprendem bastante rápido a dinâmica e aos poucos vão-nos acompanhando melhor. Se puxo não ando. Se ando ao lado da dog walker, ando mais, recebo elogios ou janto, caso leve a ração deles comigo para dar na rua para usar como recompensa. Os cães querem explorar, cheirar (as árvores são o Facebook dos Caes!) muitas vezes puxam para ir cheirar um poste. Se puxam, eu páro, chamo a sua atenção "bóbi!" eles olham e a recompensa é eu andar até a arvore para cheirarem a vontade ;)

    veja aqui um exemplo:
    http://www.youtube.com/watch?v=sFgtqgiAKoQ
    Em vez do click (este vídeo usa o clicker) pode marcar o comportamento desejado com um "boa!", "yes!" "isso!" ;)

    Infelizmente as pessoas complicam muito,usam técnicas erradas como esticões, recorrem a estranguladoras ou enforcadoras de bicos que são muito dolorosas para o cão. Para Cães tratores existem peitorais de prender a trela a frente que ajudam muito, sem magoar o cão quando puxa é contrariado pelas leis da física uma vez que a trela prende a frente.
    http://dogswish.pt/shop/halti-harness-sml/

    Como Dog walker sei bem como é bom permitir que um cão aproveite o passeio! Farei tudo o que puder ajudar para melhorar os passeios dos cães neste país. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!

      Ralhar não ralho, mas geralmente dava um puxão na trela (como tem peitoral, achava que não faria mal ao cão) para o abrandar, mas vejo que estava mal.
      Também não conhecia esses peitorais que prendem à frente, mas como é bastante difícil encontrar coisas que sirvam o seu tamanho, contentei-me com os peitorais «clássicos» que encontrei.

      Vou pôr em prática hoje mesmo o parar/mudar de direcção quando ele puxa e vou levar uns biscoitos no bolso (afinal, se funcionou quando quis ensiná-lo a fazer xixi/cocó na rua, porque não haveria de funcionar com esta lição?). Obrigada de novo!

      Eliminar